Por Camila Martins
Em dezembro de 2019, o Camboja assinou o primeiro contrato de impacto social voltado para saneamento básico no mundo. O contrato foi estruturado em parceria com a Social Finance como parte dos esforços do governo para atingir o saneamento universal até 2025.
O CIS pretende levar saneamento básico para as áreas mais pobres no interior do país, onde grande parte da população ainda não tem acesso a esses serviços. O objetivo é reduzir drasticamente os índices de defecação a céu aberto, além dos casos de nanismo entre as crianças e a disseminação de doenças através da água.
Um dos princípios essenciais do contrato é apoiar os produtores e fornecedores locais, incentivando o desenvolvimento econômico da região e construindo sustentabilidade para que a ajuda estrangeira não seja mais necessária.

Serão investidos 10 milhões de dólares no contrato e estima-se que, até o final de 2023, 1600 vilarejos espalhados por 6 províncias serão beneficiadas.
O investimento inicial foi feito pela Stone Family Foundation através do programa de saneamento desenvolvido pela iDE no Camboja (Sanitation Marketing Scale Up) e o retorno financeiro será viabilizado pela USAID de acordo com os resultados alcançados.
Os estudos de viabilidade do contrato foram feitos pela Social Finance, que também facilitou as discussões sobre design e estruturação entre a Stone Family Foundation, a iDE e a USAID.
Saiba mais em: https://www.ideglobal.org/press/cambodia-rural-sanitation-dib