Return to site

O primeiro Contrato de Impacto Social (CIS) na Bélgica.

Resultados de 3 anos de jornada

Em 2014, o KOIS lançou o primeiro Contrato de Impacto Social na Bélgica visando ajudar jovens imigrantes em Bruxelas a achar emprego. Após três anos gostaríamos de compartilhar os resultados de um grande trabalho feito pela KOIS que hoje cria um caminho para engajarmos com os Contratos de Impacto Social ao redor do mundo.

O Contexto

De todos os membros da União Europeia, a Bélgica tem a segundo maior discrepância no mercado de trabalho entre aqueles que são nascidos na Bélgica e os imigrantes não Europeus. De acordo com o Ministério do Emprego, em 2016, a taxa de desemprego entre os belgas era de 6.1%, já para os não Europeus era de 21.1%. Em Bruxelas, 17.7% dos jovens entre 15-24 anos faziam parte da população que nem estudavam ou/e nem trabalhavam - conhecidos como os nem-nem.

A Intervenção

O programa DUO for JOBS fornece um programa de mentoria, em que jovens imigrantes são colocados em pares por 6 meses com um mentor Belga que tenha 50+ anos de idade com o intuito de ajudarem os jovens a acharem um emprego. O que chama atenção nesse programa foi a iniciativa de criar uma relação entre pessoas que têm experiência no mercado de trabalho Belga gerando assim uma integração intercultural e intergeracional mútua entre ambos os participantes.

Em 2013, o DUO estava a procura de um financiador para seu programa. Actiris, a secretaria de emprego de Bruxelas estava interessado na ideia, porém o DUO não tinha como provar sua eficácia no modelo de mentores e então não conseguiu captar fundos públicos. Foi então que a KOIS propôs uma solução em que utilizariam o Contrato de Impacto Social para mover adiante essa iniciativa.

Os Resultados

3 grupos participaram do CIS and se beneficiaram do programa de mentoria da DUO entre 2014 e 2017. Os resultados destes 3 grupos foram comparados com um grupo de controle com mais de 4 mil indivíduos. Em média, a taxa de emprego dos mentores da DUO foi 28% mais alta do que a taxa de emprego encontrada no grupo de controle.

A Experiência

Para a DUO, o CIS foi um grande impulso na transformação de uma ideia de alto risco em um empreendimento social de crescimento rápido. Hoje, a DUO tem um orçamento de 3 milhões de euros arrecadados por mais de 50 organizações, desde fundações e corporações até agências públicas. Além disso, a inovação do CIS foi pioneira em criar relações entre o âmbito público e privado. Como prova do sucesso do CIS, hoje a DUO conta com 850 mentores e uma taxa de retenção de 90%.

All Posts
×

Almost done…

We just sent you an email. Please click the link in the email to confirm your subscription!

OK