por Isabel Rodrigues
Apesar da forte rede de segurança social do Canadá, vários grupos continuam enfrentando dificuldades e desafios complexos e persistentes na hora de buscar e manter um emprego um mercado de trabalho dinâmico e em rápida evolução.
Lançado em outubro de 2016, o projeto Essential Skills Social Finance Pilot (ESSF) tem por objetivo testar se um modelo de Contrato de Impacto Social é uma maneira eficaz de aumentar os níveis de habilidades essenciais de canadenses desempregados ou deslocados que atualmente procuram trabalho ou treinamento adicional, tanto para ajuda-los a encontrar um emprego quanto para capacitá-los para terem sucesso no ambiente de trabalho. Outro objetivo do projeto é determinar a viabilidade do mercado e as condições ideais para o desenvolvimento de mais contratos de impacto social no país.
No primeiro trimestre de 2018, o projeto concluiu sua rodada final de treinamento de habilidades essenciais com importantes resultados para os canadenses. Ao todo, 88% dos canadenses desempregados que receberam treinamento obtiveram melhorias de habilidades mensuráveis.
A faculdade politécnica de Saskatchewan, a Douglas College e a Confederation College ofereceram o treinamento, ajudando os participantes - muitos dos quais estavam desempregados há algum tempo e enfrentavam múltiplas barreiras como pobreza, saúde mental, habilidades limitadas de alfabetização, experiência de trabalho limitada e isolamento – a terem acesso a capacitação para construir as bases necessárias para ter sucesso no mercado de trabalho. O capital inicial do programa de treinamento foi levantado junto a investidores privados - a Conexus Credit Union, a Catherine Donnelly Foundation e a família Dave e Pamela Richardson.
“O treinamento que recebi com o piloto da ESSF mudou minha vida. Agora estou animado para os próximos estágios da minha vida e para alcançar as novas metas que estou definindo com as habilidades que aprendi e continuarei a aprender ao longo da vida. ”
Shari, participante do projeto piloto
Com base na porcentagem de participantes que alcançaram um ganho de habilidade de 25 pontos ao final do treinamento, os investidores estão recebendo 96% de seu investimento original. Os participantes serão testados novamente, 12 meses após a última avaliação, e os resultados desses testes podem fornecer retornos adicionais para os investidores que já veem seu envolvimento como uma experiência bem-sucedida.
O sucesso dessa abordagem de parceria público-privada baseada em resultados é um passo importante para o governo do Canadá, bem como para investidores de impacto, organizações sem fins lucrativos e outros governos que buscam desenvolver programas com impacto social mensurável para as populações mais vulneráveis do Canadá.
Para ler a notícia na integra, em inglês, acesse: https://bit.ly/2FTFvSE